Agricultura

Infraestrutura: além de promover a adequação e melhoria das estradas municipais, é necessário que os estradas que dão acesso às propriedades, bem como os carreadores internos de escoamento da produção e as áreas destinadas a atividade agrícola, recebam adequações para possibilitar o uso seguro e eficiente da propriedade rural.

Agregação de valor: investimento maciço em promover o beneficiamento e processamento da produção para comercializar produtos com melhor acesso e maior valor no mercado. Incentivo à instalação de agroindústrias e unidades de processamento;

Fortalecimento das cadeias já existentes e apoio ao desenvolvimento de novas atividades: o nosso município possui diversas cadeias produtivas que apesar de representar uma grande importância econômica precisam receber mais investimento. Iremos promover o investimento nas cadeias que hoje representam grande importância na economia do município, para que isso aconteça ampliaremos nossas atividades agrícolas diversificando ainda mais nossa produção. Um exemplo é o cultivo protegido por estufas, que hoje já representa uma cadeia de alto valor agregado e gera importante renda ao produtor e pequenas áreas.

Programa de boas práticas com selo: O mercado consumidor e as exigências de mercado estão cada vez mais exigentes. Porém para conquistar espaço no mercado precisamos apresentar qualidades diferenciadas, para isso iniciaremos um grande programa de boas práticas agrícolas buscando diferenciar nossos produtos no mercado consumidor.

Programa de fertilidade do solo: desenvolveremos um programa de análise e correção da fertilidade dos solos através do programa de calcário e fertilizantes.

Programa de conservação do solo e água: O solo é onde tudo começa na agricultura ele é o alicerce para uma produção agrícola de qualidade, por isso devemos preservá-lo. Também é o maior armazém de água que possuímos. Pensando nisso, faremos um programa permanente de conservação do solo e águas com a construção de estruturas de conservação de solo dentro das propriedades e adequação de estradas para preservarmos o solo e armazenarmos água no seu interior.

Agricultura irrigada: daremos prioridade para a adequação das propriedades ao uso adequado da água na irrigação com a construção de estruturas para armazenamento de água bem como a captação de água superficial e subterrânea.

Nota Pinhalão: recolher nota de produtor irá gerar um crédito de benefícios que o produtor poderá utilizar nos serviços oferecidos pela prefeitura.

Agricultura high-tech: desenvolvimento de programa voltado exclusivamente para jovens, com objetivo de incentivar novas atividades e melhoria das atividades já existentes. Utilizando o que há de mais avançado em conhecimento e tecnologia no campo.

Programa de melhoramento genético do rebanho: aumento da competitividade da pecuária pelo melhoramento genético do rebanho, buscando um rebanho de alta produtividade e rendimento ao pecuarista.

Água boa sempre: é bom viver no campo, mas viver no campo sem água é impossível. Desenvolveremos o programa de fornecimento de água potável para as comunidades que não são assistidas por rede de abastecimento, com a perfuração de poços completos, com bombeamento, reservatório e rede de distribuição.